27
Mai 08

 O Ajax é uma técnica, que consiste em utilizar um objecto XMLHttpRequest (que pode ter que ser criado de forma diferente consoante o browser) para efectuar um pedido HTTP ao servidor em background, receber dados do servidor em XML, processar esses dados e alterar o site de acordo com os dados recebidos.

Existem várias variantes a todo este processo, sem normal utilizar um iframe para efectuar as chamadas ao servidor, e vários outros formatos são por vezes utilizados para a transferência de dados, incluindo HTML directamente, texto puro e vários outros.A mesma simplicidade que fez proliferar as páginas Web criou um foco entre a experiência de utilização que se consegue oferecer numa aplicação desktop e uma página Web standard. No entanto essa distância está cada vez mais curta com a chegada de novas tecnologias e novas técnicas, entre elas o AJAX. Jesse James Garret do site “Adaptive Path” definiu AJAX como o seguinte: “O AJAX não é uma tecnologia. São na realidade várias tecnologias, cada uma progredindo de forma independente, e que se juntaram de forma a poder explorar formas de melhorar a interacção com os utilizadores em aplicações Web.”  Ou seja o ajax é um, modo de desenho onde encaixa todas as características dos browsers actuais de forma a produzir aplicações que se assemelham menos a Web e mais a desktop. Usando as seguintes tecnologias:

 

1. Apresentação baseada em standards utilizando XHTML e CSS

 

2. Interacção e apresentação dinâmica utilizando o Documento Object Model (DOM)

 

3. Formato standard para troca e manipulação de dados – XML

 

4. Comunicação assincrona com o servidor utilizando XMLHttpRequest

5. Utiliza Javascript como agregador de todas estas tecnologias. O nome do Ajax vem do termo dado por Jesse Garrett para abreviar “Asynchronous JavaScript + XML”  

publicado por emoutatc às 22:39

Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO